domingo, 1 de abril de 2018

Resenha:Feérica



Livro:Feérica
Autora:Carolina Munhóz
Páginas:352
Editora:Fantasy Casa da Palavra

Sinopse

E se uma fada se revelasse em um reality show?
Violet Lashian tem apenas um objetivo: ser famosa em seu mundo. Mas quem nunca se seduziu por esse pensamento?
Ignorada pelas fadas de uma sociedade que preza a padronização, a jovem de cabelos roxos decide abandonar seu sofrimento em busca de um lugar entre as estrelas de Hollywood. 
Bastidores de reality shows. Festas badaladas. Encontros amorosos com jovens milionários. Entrevistas em rede mundial. Fama instantânea, dinheiro e poder. De repente, a feérica se vê cercada pela realidade com que sempre sonhou. Mas será que Violet é capaz de manter a pureza de sua raça mágica em um mundo corrompido pelo deslumbre material? E quais seriam as reais consequências de sua revelação para a existência oculta de seu povo? 
Você descobrirá tudo isso e muito mais nos próximos capítulos deste livro.


Oi gente!Como vocês estão?Comeram muito chocolate nessa Páscoa?Espero que tenham passado um feriadão em excelente companhia e com momentos felizes.
Pra finalizar esse domingo,vamos continuar no ritmo das resenhas porque tem muita coisa ainda pra ser colocada em dia aqui com vocês.
E o livro de hoje é um que vai nos levar diretamente para o reino das fadas:Feérica,da autora Carolina Munhóz.


" - Meu nome é Violet Lashian.Acho que para vocês eu teria uns 17 anos e quero ser o próximo ídolo americano porque vocês estão acostumados a verem fadas realizarem os seus sonhos,e acho justo pela primeira vez na vida realizarem o sonho de uma fada."


Violet é uma fada e vive no reino de Ablach com a mãe e as irmãs.Só que ela não é uma fada normal.Enquanto as outras fadas seguem as regras do reino,são dedicadas e obedientes,Violet é muito apegada ao mundo dos humanos,com um desejo de ser reconhecida e famosa.Por conta disso acaba sendo perseguida por muitos feéricos dentro de Ablach.
Por conta dessa perseguição,ela acaba tomando a decisão de mudar definitivamente para o mundo dos humanos e se expor para eles.
Ela vai se ver perdida,mas algo está prestes a acontecer que vai facilitar sua adaptação:um reality show musical.Imaginem a fadinha de cabelos roxos e com uma voz lindíssima se revelando em rede nacional?
Ela vai se ver dentro de um sucesso imediato,se tornando respeitada e aclamada pela mídia e pelos fãs.Só que problemas acontecem (e irão acontecer) e vão colocar nossa protagonista a prova.
Será que ela vai ser forte o bastante para lidar com tanta pressão em um mundo que pode ser bastante cruel com qualquer pessoa?
E como andará o reino de Ablach com a exposição da nossa fadinha?Quais as consequências que Violet causou no mundo dos feéricos?


Sabem,não costumo ler muitos livros de fadas.Na verdade acho que esse deve ter sido o primeiro se eu não me engano.
E como pretendo ler mais livros da Carol esse ano,resolvi aproveitar e começar por esse.
Vi muitos comentários negativos sobre esse livro,o que me deixou muito desconfiado em começar com essa leitura.




Violet é uma personagem que foi criada de uma forma interessante.Ela começa a leitura como alguém fútil,em busca da fama e do sucesso a qualquer custo.Até certo ponto muito individualista mesmo.Mas aos poucos vamos vendo a evolução dela dentro da história.O mundo da fama não é simples assim e ela vai aprendendo isso da melhor e da pior forma possível.
Explorar o mundo dos reality shows foi interessante.Ver o outro lado do sucesso,o que isso pode provocar nas pessoas,não só em si próprio,mas nas pessoas ao seu redor é algo que merece destaque.
A autora conseguiu mostrar bem esse lado.Principalmente as coisas que muitas pessoas têm que fazer para se manter no auge do sucesso,mesmo contra as suas vontades.Mentirar,trapaças,arranjos....tudo isso e mais um pouco é retratado na história.


"Mesmo com a atual felicidade vinda da esperança,ela não conseguia deixar de olhar para trás.Estava na beirada,quase a um passo de uma vida nova,diferente de tudo que já presenciou.Porém,se tomasse tal rumo,seria para sempre,e não sabia se já estava preparada.Estaria alguém pronto para tal mudança?"




Senti falta de uma exploração maior do reino dos feéricos.Sei que a proposta da história não era exatamente entrar dentro do mundo das fadas e sim o lado dos humanos,mas pela importância que Ablach tem dentro da trama,achei que pelo menos mais algumas páginas falando sobre o mundo,sobre seus hábitos,costumes,explicações seria interessante.
Algumas cenas foram corridas demais,ou até mesmo com alguns pulos de tempo que me incomodaram.
A escrita da Carol é muito muito fluida.Quando você menos espera já terminou de ler.Ela não se atenta tanto assim aos detalhes,pelo menos não nesse livro,mas as partes principais são bem objetivas.Alguns problemas com o ritmo da narrativa,mas nada que tenha influenciado no final do livro.
Algo que achei genial:o livro começa com a nossa protagonista sendo entrevistada por um grande apresentador de talk shows,contando sua história.Funcionou muito bem dessa forma.


"Em casa,os telespectadores se animaram.Aquilo seria algo inusitado,afinal,diziam as regras que o que acontecia em Vegas,ficava en Vegas.
Só que uma fada invadiria a cidade do pecado.
E algumas regras mereceriam ser quebradas."



Achei legal a maneira como a autora lidou com a personalidade e a emoção dos personagens.O mundo das celebridades é bem intenso e pode modificar muito uma pessoa,então toda a intensidade é captada dentro livro.Todo o glamour,referências a estrelas de cinema e da música...vamos encontrar com certeza aqui.
A gente tenta entender o porquê da nossa protagonista querer tanto ser famosa,por vezes não entendemos,mas aos poucos algumas coisas vão fazendo sentindo.Ela queria correr atrás dos seus sonhos.Talvez ela tenha feito as coisas da forma errada,mas ela não deixou de correr atrás.Ao mesmo tempo pode ser que ao se atingir o sonho ele não seja exatamente o que ela imagina.Essas são algumas lições que Violet vai ter que aprender ao longo da história.
Quando a gente chega no final.....admito,fiquei surpreso e muito surpreso.Tive que parar um pouco pra encaixar as informações.As coisas fazem completamente todo o sentido no final.
Entre a fama,o sucesso e a adaptação no mundo dos humanos,nossa fadinha vai ter que aprender da forma mais dura que viver como humano não é a maravilha que ela imaginava.Talvez um amor possa ser a chave para ela se adaptar....mas será possível achar um?
Pra finalizar,foi uma leitura que gostei de fazer,teve seus momentos muito engraçados,até porque a nossa protagonista tem altas tiradas,com cenas hilárias.Tem um romance previsível,mas que em nenhum momento me incomodou.
E a edição por dentro é muito bonita,a diagramação super confortável para a leitura




"Você tem razão:talvez eu tenha me afastado de minha natureza feérica,mas talvez esse afastamento tenha sido por um encanto com a cultura de vocês.Um encanto que talvez tenham perdido por si próprios.E,se isso for verdade,e se vocês não mais compreenderem a magia do que são capazes de fazer utilizando sua criatividade infinita para suprir a falta de conhecimento mágico,então nesse caso,talvez Jack tenha razão:talvez seja essa a minha função.Relembrar a vocês o quanto vocês são fantásticos..."



Então gente,gostaram da resenha?Espero que sim.Por mais que eu tenha lido críticas bem negativas sobre esse livro,acho que ele de alguma forma funcionou bem pra mim,ou então li no momento certo ou foram as duas coisas hahahahahaha
Consegui rir bastante e me divertir com a nossa protagonista.Então pra mim acabou sendo uma leitura ok,melhor do que eu teria imaginado por tudo que falavam.
Não esperem algo mirabolante,mas acho que o final vai surpreender de uma forma muito interessante e bacana.Recomendo principalmente pra uma leitura rápida e relaxante.
Ah,não se esqueçam,o show sempre tem que continuar kkkkkkkk
Galerinha,vou indo nessa,não esqueçam de dizer o que acharam.
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

4 comentários:

Nessa disse...

Oie
Não conhecia este livro, mas o enredo me chamou atenção. Gosto de livros de fadas, com esta temática. Fiquei interessada. Nunca li nada desta autora.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
Conheço poucas pessoas que leram esse livro.Ele não é o mais famoso da Carol,mas as poucas críticas que li não foram nada boas.Só que acabei achando a leitura bem ok,cumpriu o objetivo.E sem falar que não é todo dia que a gente vê um livro com temática de fadas,não é?
Depois me diz o que achou!
Beijos!

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Taí gostei muito da resenha, acho que estou precisando de uma leitura assim, com boas tiradas, fluída e com um final surpreendente.
Já quero conhecer a fadinha Violet e saber o que ela aprontou no reality musical 😁😁
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Acredite,é uma leitura muito simples de ser feita,ótima pra relaxar um pouco e curtir de verdade.
A Carol é mestre em criar histórias assim.
Se prepara pra rir kkkkkkkkk
Beijos!

Postar um comentário