sábado, 20 de janeiro de 2018

Resenha:Agora e Para Sempre,Lara Jean


Livro:Agora e Para Sempre,Lara Jean
Autora:Jenny Han
Páginas:304
Editora:Intrínseca
Tradução:Regiane Winarski




Sinopse

Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. 
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. 
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?



Oi gente!Como vocês estão?Maçarico continua ligado a todo vapor aqui no Rio,mas a gente vai dando um jeito de não desanimar e colocar as postagens e leituras em dia.
Vamos finalizar hoje uma trilogia mega gostosinha,com personagens super marcantes:Lara Jean.
E o terceiro e último livro é Agora e Para Sempre,Lara Jean,da autora Jenny Han,publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca.
Pode ser que essa resenha contenha spoilers dos outros livros,vai ser meio que inevitável,mas vou tentar minimizar isso.Se vocês quiserem,tem resenha dos outros dois livros aqui: Para Todos Os Garotos Que Já Amei e P.S.Ainda Amo Você.



Tudo parece ir bem na vida de Lara Jean.Tem uma família incrível,as coisas entre seu pai e a vizinha estão esquentando já partindo para o casamento,seu relacionamento com Peter vai muito bem,mas alguma coisa a aterroriza diariamente:o fantasma da faculdade.
Ela vive o dilema de escolher o curso ideal,ou ir para uma faculdade que a faça ficar perto de Peter.Ir para a faculdade certa pode fazer com que seu relacionamento desmorone aos poucos e ainda por cima fazer com que ela fique longe da família..
Chegou a hora de fazer escolhas....o problema é:o que escolher?



Gente,que trilogia mais amor,sério.Nem é só pelo romance em si,mas por tudo o que vem junto com ele.
As indefinições da vida de uma adolescente às portas de entrar para a faculdade,os dilemas do primeiro amor.....isso são só alguns ingredientes que tornam a história tão realista e tão próxima dos leitores.Afinal,quem nunca passou por isso,não é mesmo?
Diferente dos outros livros,aqui temos uma Lara Jean mais madura,com uma vida amorosa e familiar bem equilibradas,ciente de suas responsabilidades.


Quando o assunto é a faculdade,ela já tem um plano todo esquematizado para ficar próxima de Peter,seu namorado e consequentemente perto da família.
Aos poucos ela vai vendo que essa não é a única opção e abrir os olhos para as demais pode ser bem saudável.Só que nem todos entendem dessa forma,e isso pode ocasionar problemas no seu relacionamento.
Acho que conseguimos ver que não importa o quanto achamos que amadurecemos,sempre há margem para evolução,em busca do que é melhor para nós mesmos e isso Lara Jean vai descobrindo aos poucos.


Jenny Han conseguiu trabalhar com os personagens de uma forma muito natural nesse último livro.Quando achamos que não há mais nada a ser abordado,ela vem com outros assuntos que são importantes ser discutidos.
Embora a nossa protagonista tenha evoluído bastante do primeiro livro até aqui,vamos vendo que ainda bate aquela insegurança nela,principalmente pelo seu futuro.Ela começa a pensar que pode não ser a pessoa ideal para Peter,que ele quer coisas que ela ainda não quer e que por tudo isso o relacionamento deles pode não ter um futuro e isso vai mexendo demais com a cabeça dela,misturado com a aproximação da escolha da faculdade.Toda a insegurança e o medo voltam com tudo a partir daí.


Em alguns pontos achei que a autora retrocedeu demais os personagens.Entendo que estamos lidando com adolescentes e a maioria vive naquela gangorra emocional,mas achei que foi um retrocesso maior do que eu esperava.
Mas o aprendizado que tanto Lara Jean quanto Peter vão tendo ao longo da história os vão preparando para o ponto de interrogação que é o futuro.Com isso,Jenny Han mostra que todos temos o poder da escolha,as coisas não precisam ser definitivas,elas podem ser mudadas,trabalhadas e discutidas.


Diferente do livro anterior,a escrita da autora retomou aqui o ritmo do primeiro livro.Achei P.S.Ainda Amo Você com uma narrativa muito lenta e sem muito a oferecer em termos de envolvimento da história com o leitor,mas fiquei super na expectativa quando foi lançado Agora e Para Sempre,Lara Jean e atingiu perfeitamente todas as minhas expectativas.
As relações familiares foram bem discutidas e mais estabilizadas também.Assim como nos livros anteriores,temos muitas doses de comédias (principalmente com Lara Jean na cozinha kkkkkkk),porém sem exageros,um romance que apesar de previsível é focado na evolução e nas dificuldades das escolhas,algo que já sai mais do universo adolescente e começa a ir para a fase adulta (é um começo).


Não tentem achar algo mirabolante na história,alguma surpresa porque não é essa a proposta da trilogia.Iremos encontrar algumas reviravoltas sim,mas não mais que isso.Estejam preparados para encontrar muito sobre amizade,família,tradições,amor e claro,decisões e o quanto é difícil lidar com as opções e pior ainda com as escolhas.
Vai ser um leitura que irá mexer com nossas emoções e irá aquecer nossos corações.Podemos achar muito de nós mesmos na Lara Jean e no Peter e com certeza isso fez toda a diferença ao longo da leitura e a forma como a Jenny Han nos aproximou deles e os trouxe para a nossa realidade foi muito natural e super envolvente,assim como a história em si.


Agora e Para Sempre Lara Jean define muito bem o que foi essa trilogia até aqui:muito gostosinha de ser lida,com uma história que vai amadurecendo aos poucos e no momento certo e onde a autora consegue colocar os questionamentos dentro do contexto de uma forma bem simples e natural.
Pra finalizar,recomendo a leitura dessa trilogia.Com certeza irão se identificar bastante com cada situação passada pelos personagens e estejam preparados porque vai bater aquele sentimento de nostalgia.Já estou sentindo falta da Lara Jean hahahahahahahaha




"É assim que acontece?Você se apaixona e nada mais parece assustador,e a vida é apenas uma grande possibilidade?"



"Acho que isso também é parte de crescer,ter de se despedir de coisas que você amava."



" - Stormy me ensinou que o amor é fazer escolhas corajosas todos os dias.Era isso que Stormy fazia.Ela sempre escolhia o amor."



" - Você não pode protegê-lo de se magoar,querida ,não importa o que você faça.Ser vulnerável,deixar as pessoas se aproximarem,se magoar...tudo isso é parte de estar apaixonado."




Então pessoa,gostaram da resenha?Essa trilogia já está me deixando saudades,foi difícil me despedir dos personagens,daquele ambiente todo......mas enfim,a hora chega né kkkkkkkkk
Jenny Han não se tornou minha autora preferida,longe disso,mas com certeza é uma autora que irei prestar mais atenção e quero ler mais livros dela com certeza.
É isso então gente,espero muito que tenham gostado.Comentem o que acharam,se já leram,querem ler....vamos discutir um pouco mais!
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Ótimo sábado pra vocês!
Grande abraço!!

6 comentários:

Thamis disse...

Olá! Tudo bem?
Passando aqui pra convidar você a conhecer o meu blog.
Tenho visto bastante esse livro em destaque nas livrarias aqui do bairro, mas confesso que não o conhecia.
Um abraço,
Thamiris Nunes ~ miiistoquente

Na Nossa Estante disse...

Oi Claudio, muito bacana sua foto, eu li outro livro da autora e gostei bastante, fico feliz que a finalização da trilogia seja boa, quero conferir um dia ainda a história da Lara Jean!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Ainda não li o primeiro livro da trilogia, pretendo conhecer Lara Jean esse ano hihihi e acompanhar sua saga rumo a vida adulta rsrs
Com certeza vou torcer muito e me divertir bastante na parte dela na bagunça da cozinha ó taí um troço difícil viu?
Eu ainda estou na fase de ferver água para o macarrão instantâneo!
Pena que a narrativa retrocedeu um pouco, mas vale pelo aprendizado dos personagens né non?
E siiiiim aqui parece sucursal do inferno tamanho o calorão afe :(
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Thamiris!
Tudo ótimo e você?
Legal,vou passar por lá sim.
Recomendo,aliás recomendo essa trilogia que é bem gostosinha de ser lida.
Abraços!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mi!
Obrigado,a autora foi um amor na Bienal :D
Quero ler outros livros dela,acho que vou ler a trilogia Olho Por Olho,acho que é esse o nome kkkkkkkk
A Lara Jean é muito envolvente como personagem,já tô com saudades dela kkkkkkkkk
Confere sim,vale muito a pena!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
O primeiro é o melhor na minha opinião.O segundo foi mais ou menos e o terceiro foi um excelente fechamento pra trilogia.Dá pra resumir em:pré adolescência,adolescência e fase adulta kkkkkkkk
Espero que você se divirta bastante com a Lara Jean e goste tanto dela quanto eu gostei.
hahahahahhahahaa eu na cozinha=desastre kkkkkkkkkkkk
Eu tô mais ou menos nessa fase hahahahahaha
Acontece,mas ainda bem que de uma forma geral não interferiu na história e ainda serviu como lição para os personagens;
Nem me fale em calor,aqui tá demais!
Beijos!

Postar um comentário