domingo, 14 de janeiro de 2018

Resenha:A Guardiã de Histórias


Livro:A Guardiã de Histórias
Autora:Victoria Schwab
Páginas:322
Editora:Bertrand Brasil
Tradução:Daniel Estill




Sinopse

Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias geralmente violentas de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.




Oi gente!Tudo certinho com vocês?Aproveitando bem esse domingo?
Vamos conversar sobre um livro que fez começar o meu amor por essa autora:A Guardiã de Histórias,da Victoria Schwab publicado no Brasil pela editora Record pelo selo da Bertrand Brasil.
Mackenzie Bishop é uma guardiã de histórias.Mas o que seria isso?
Ela é responsável por impedir que as Histórias acordem e fujam do Arquivo.
Aqui,os mortos não morrem completamente.Suas memórias permanecem vivas e se tornam Histórias,armazenadas no Arquivo,guardadas pelos Bibliotecários.
Só que parece que alguém está perturbando esse equilíbrio,alterando as Histórias,apagando passagens importantes delas e deixando os Bibliotecários em estado de alerta total.
Mackenzie vai ser a responsável por desvendar esse mistérios,mas nem tudo será tão fácil quanto imagina e vai precisar da ajuda de Wesley,outro Guardião para poder solucionar esse problema.
Fica o questionamento:em quem confiar nesse momento tão desesperador?




Esse foi o primeiro livro da Victoria que me chamou mesmo a atenção.História que se passa em biblioteca,que faz da própria história como pessoas vivas.....achei isso fascinante!
Minha maior preocupação foi como a autora ia fazer que os leitores comprassem a ideia desse mundo fantástico e as ideias por trás dele.
Só que eu nem precisava ter me preocupado.O desenvolvimento foi explicativo na medida certa,sem ser cansativo,sem precisar recorrer a explicações complexas ou sem pé nem cabeça.
Ela conseguiu fazer com que fizéssemos parte da história e nos envolvêssemos com
esse mundo.Me deu até vontade de me tornar um Guardião kkkkkkkkkkk


Mackenzie tem uma relação familiar muito forte,principalmente com o avô,quem foi quem proporcionou que ela se tornasse Guardiã e desde cedo explicou a ela as regras e responsabilidades que cabem a ela.
Achei ela um pouco ingênua em muitas situações,admito.Talvez tenha sido a falta de vivência maior com outras pessoas fora dos Arquivos,mas senti um pouco de falta de experiência dela em lidar com as outras pessoas e até com ela mesma.
Mas o espírito investigativo dela consegue levá-la a descobrir coisas importantes sobre o Arquivo e suas Histórias.Esse desejo dela pela verdade é muito evidenciado ao longo da história.
Temos um personagem que vai entrar no decorrer da história que vai mexer com o pensamento e as emoções da nossa protagonista e com as nossas também.


A escrita da Victoria é bem ágil,mas sem atropelos ao longo da trama,o que mantém o leitor atento e preso a cada página.A cada nova descoberta nos vemos mais imersos nessa rede de mistérios e intrigas.
A criação dos personagens foi muito bem feita,mostrando que qualquer um de nós poderia estar no lugar da Mackenzie (se existisse esse mundo de fato kkkkkkkkk)
Foi um pouco complicado no início me situar nesse mundo,aliás esse é meu único problema com os livros da Victoria,sempre demoro um pouco mais a entender como as coisas funcionam,mas depois que eu entro no clima do livro,aí a história se desenrola que eu nem sinto.Quando vejo já acabei o livro.
O mais bacana,pelo menos pra mim,foi que a autora desenvolveu uma história bem diferente do que vemos em livros de fantasia e que acabou chamando muito a atenção dos leitores,acredito eu que por conta disso principalmente.
Em alguns momentos a narrativa é poética de uma forma muito bonita de se ler,mas sem perder o ritmo da história.


Temos romance aqui?Não totalmente.Temos o início do que pode vir a se tornar um romance,mas não é nem de longe o pano de fundo principal para a história.Aliás,essa é uma característica dos livros da autora.Eles não têm um romance claro,nem são o motivo principal das histórias,mas eles existem de uma forma mais secundária.Então pra quem não gosta de histórias de fantasia com romance porque tiram um pouco o foco da história,podem ler sem medo os livros da Victoria.
Pra finalizar,esse é um dos meus livros preferidos da autora,principalmente porque conseguiu me prender muito.As cenas de ação foram bem conduzidas,sabendo quando alternar o ritmo da narrativa.
E o final foi aquela bomba que já abre uma brecha para a continuação e que esperamos que em breve lance por aqui!




"O que fazer quando existe um culpado,mas sabemos que jamais vamos encontrá-lo?
Como encerrar um caso do jeito que os policiais fazem?
Como seguir em frente?
Aparentemente,não seguimos;apenas nos afastamos."



"Vez ou outra essas vidas separadas se cruzam,Se sobrepõem.É quando é preciso ter cuidado,Kenzie.Deixe suas mentiras limpas e seus mundos o mais separados possível."



"Por melhor que seja seu toque,não é o que fica comigo enquanto trabalho.São suas palavras.Duas palavras que tento calar,mas que se agarram em mim.
E se ecoa na minha cabeça enquanto caço.
E se me assombra pelos Estreitos.
E se me segue até em casa."




Então galerinha,espero que tenham curtido a resenha de hoje.Victoria Schwab me conquistou completamente com esse livro.Desde então a paixão pela escrita dela só aumentou.
Ainda tenho aqui dela pra ler Um Encontro de Sombras,provavelmente será lido mês que vem ou no máximo em Março (mês das minhas férias!!).
Galerinha por hoje é só,não esqueçam de comentar  o que acharam e se pretendem ler algum livro da autora também.
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

10 comentários:

Raissa Malvezi disse...

Olá!
Não conhecia esse livro nem a autora! Achei a premissa da história super interessante e já vou colocar na lista :)
Beijos!

Books & Impressions

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Não li nada da autora, mas fiquei bastante curiosa com essa inusitada biblioteca!
Pena que demora um pouco para gente se entrosar no mundo criado pela autora, mas por outro lado vc diz que que tudo é bem explicado, a narrativa fluída e os personagens bem construídos.
Vai para a listinha :)
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Nessa disse...

Oie
Este livro não me desperta muito interesse, acho que é o enredo. Adorei saber sua opinião sobre e que bom que curtiu a leitura.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

Caverna Literária disse...

Oie!

To louca pra ler algum livro da Victoria, só tenho visto resenhas positivas dos livros dela, e a maioria diz a mesma coisa também, sobre ser difícil se situar ao longo das primeiras páginas, mas que depois que pega o ritmo, a leitura flui que é uma beleza! Adorei a sua resenha, pretendo ler Guardiã de histórias em breve!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Esse foi o único livro da Victoria que não tive vontade de ler :(
Adoro como ela trabalha o romance totalmente em segundo plano.
Beijos
Balaio de Babados

Cláudio Cabral disse...

Oi Raissa!
Recomendo bastante,não só esse livro,mas os outros da autora.A Victoria tem uma escrita que conquista quase que de imediato.
Depois que ler me diz se gostou :)
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Victoria é a minha queridinha do momento,recomendo todos os livros dela kkkkkkkkk
Pois é,mas não é nada que me faça desistir,ainda bem,porque a leitura é incrível quando a gente se ambienta dentro do mundo.
Acho que esse é o segundo que mais gostei dela,o preferido continua sendo Um Tom Mais Escuro de Magia.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
Sério?Que pena,mas tenta os outros livros da autora,pode ser que chame mais a sua atenção.
Fico feliz! :D
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!
Só digo uma coisa:ler Victoria Schwab é algo viciante,você vai querendo mais e mais.Não imaginava que fosse ser assim kkkkkkkkkk
Pois é,mas ainda bem que não chegou a atrapalhar a leitura.
Acho que esse livro é ótimo pra começar a ler algo da autora.
Me diz depois se gostou!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Ahhhhh porque?Dá uma chance pra ele kkkkkkk
É genial o trabalho que ela faz com o romance nas histórias,é algo totalmente secundário,não monta a história em cima do romance.Gostei demais disso.
Beijos!

Postar um comentário